NOVIDADES

LED Tunable White

O primeiro passo importante para falarmos sobre Tunable White, é separamos os aspectos funcionais, dos aspectos estéticos.

Funcionalidade

 

O Tunable White consiste basicamente em mesclar duas temperaturas de cor diferentes e trabalhando a proporção de cada uma, obter um range de diferentes temperaturas de cor em uma única luz.

 

O mais comum é utilizar as temperaturas de cor de 2700K e 6500K para fazer esta composição. O motivo é principalmente a simulação do ciclo circadiano dos seres humanos.

 

Sabe-se que para de fato simular o ciclo circadiano (tendo como referência a luz do sol) não é somente a temperatura de cor que deve ser levada em conta. Os espectros de cor são muito importantes para influenciar corretamente os nossos organismos, assim como a intensidade da luz ambiente.

 

Mas ao mesmo tempo, a simples variação de temperatura de cor, irá colaborar para que o usuário daquela luz, tenha os efeitos de concentração e relaxamento, sentidos pelo organismo.

 

A relação de cores quentes com relaxamento e cores frias com concentração não é nova. São centenas de milhares de anos que a evolução dos homens que trouxeram esta característica a nossa espécie e a outros seres vivos do planeta.

 

Um exemplo prático deste efeito natural é que no passado recente, um grande fabricante de lâmpadas registrava a venda de lâmpadas de branco frio na região norte e nordeste, enquanto lâmpadas de branco quente eram mais comercializadas em estados do sul do Brasil. Esta característica estava ligada diretamente a sensação do calor do ambiente e a sensação psicológica causada pela temperatura de cor da luz.

Aplicações na prática

 

  • Hospitais

 

Vários estudos vem sendo conduzidos para entender as influencias do uso do Tunable White em ambientes hospitalares. O que já se sabe é que aplicados em UTIs, este tipo de técnica aumenta a eficácia do tratamento, reduzindo a necessidade de permanência dos pacientes nas unidades de terapia intensiva.

 

  • Escolas

 

Outro ambiente muito estudado, são as instituições de ensino. Devido ao efeito de relaxamento e concentração, é possível utilizar diferentes temperaturas de cor para diferentes atividades.

 

Pode-se adotar determinadas condições para momentos de leitura, intervalos, testes, etc. Estas condições influenciam a performance dos alunos, fazendo com que a luz ambiente seja utilizada a favor do aprendizado.

 

  • Escritórios

 

Outro ambiente onde o Tunable White vem sendo estudado são os escritórios. Com a variação da temperatura de cor, é possível fazer com que os usuários daquela luz, possam passar pelas fases do dia de forma mais confortável.

 

Você pode configurar um branco quente em reuniões para criar um clima mais descontraído, como também bancro frio para discussões de projetos.

Estética

 

Quando tratamos da parte estética da luz, já não estamos presos aos aspectos funcionais. O mercado no geral pede que luminárias LED não sofram as mesmas marcações e sombras que outras tecnologias normalmente apresentam. O desejável é que a luz no produto seja a mais homogenia possível.

 

É aí que muitas vezes que as atuais técnicas de Tunable White podem apresentar alguns problemas estéticos. É aí que muitas vezes que as atuais técnicas de Tunable White podem apresentar alguns problemas estéticos. O mais comum é a não homogeneidade da mistura das duas temperaturas de cor.

Utilização de 2 LEDs com diferentes Temperaturas de cor:

 

A técnica mais comum para montagem de uma placa Tunable White, é a montagem de 2 LEDs com diferentes temperaturas de cor, sendo eles posicionados o mais próximo possível para que a mistura de cores seja a mais homogênea.

 

Como é demonstrado na figura abaixo, apesar da área de mistura ser boa, ainda sobram nas extremidades as temperaturas de cor separadas. Dependendo do formato da luminária,  qualidade de difusores / Lentes, esta diferença de homogeneização pode ficar nítido nos objetos, o que não é um resultado desejado.

Utilização de 1 LEDs com diferentes Temperaturas de cor:

 

Uma alternativa que surgiu recentemente, foram LEDs que dividem em um mesmo encapsulamento, as duas temperaturas de cor.

 

Apesar de ser uma alternativa interessante, muitas vezes nestas soluções, encontram-se limitações tecnológicas que impedem ao fabricante obter as mesmas especificações que as utilizando 2 LEDs separados.

Novo conceito

 

A Nichia lançou recentemente um LED especifico para Tunable White que em um mesmo encapsulamento você tem as 2 temperaturas de cor compartilhando o mesmo fósforo.

 

Além de garantir maior homogeneidade da mistura das diferentes temperaturas de cor, devido a alta tecnologia empregada pela Nichia, as especificações são as mesmas que utilizando 2 LEDs separados.

 

Dentre as vantagens, esta tecnologia permite reduzir os espaços necessários de placa de LED, assim como perfis mais finos, uma vez que a sua área de mistura é muito maior.

A direita podemos ver as 2 versões de conceito. Ambas podem ser configuradas entre 2700K a 6500K.

Rua Santa Leonor, 149 - Jaguaré

São Paulo - SP - Brasil - CEP 05330-030

Tel.: +55 (11) 3766-2706

contato@traceled.com.br